O MELODRAMA

O melodrama teatral surgiu oficialmente como gênero em 1800 com a obra Coeline, de René-Charles Guilbert de Pixérécourt, definindo um tipo complexo de espetáculo cênico. Com forte influência do teatro das feiras e da pantomima utiliza máquinas, cenas de combate e danças para construção de suas cenas e conta, em sua construção dramática, com a alternância de elementos da tragédia e da comédia.

Surgiu com grande sucesso de público em temporadas que, pela primeira vez na história do teatro, ultrapassaram as mil representações, isto o fez o primeiro gênero teatral de características internacionais. 

Seu sucesso duradouro o tornou no principal gênero teatral e literário do século XIX e, posteriormente, fez com que fosse absorvendo e exportando elementos a todos os estilos, formas e gêneros artísticos que surgiram durante este período. 

No cinema aporta diferentes significados, os filmes de aventura e ação das duas primeiras décadas do século XX eram chamados de melodrama naquela época e foi o gênero de grande sucesso durante a fase muda do cinema, com grande influência do teatro popular e do vaudeville de onde vinham a maioria de seus artistas.

Por outro lado, na segunda metade do século XX, os filmes dirigidos a um certo público feminino, de características totalmente distintas dos filmes de ação, também foram chamados melodrama.

Com o surgimento das radionovelas e posteriormente as de televisão, o termo melodrama acabou se generalizando como um sinônimo de certo tipo de produção cultural que procura efeitos fáceis e conhecidos de envolvimento do público, com a utilização de fundos musicais que procuram induzir a platéia ao choro ou ao suspense, com um sentimentalismo exagerado.


Quer conhecer mais sobre Melodrama?
Então se ligue em nossas dicas

LIVROS
O MELODRAMA - Jean-Marie Thomasseau (Ed. Perspectiva)
O livro traça toda a trajetória histórica do Melodrama. 

FILMES

O BOULEVARD DO CRIME (Les Enfants du Paradis)
1945
Dir: Marcel Carné

Paris, 1830. O Boulevard du Temple é o local dos teatros, dos cabarés e da vida boêmia da capital francesa. É neste cenário que desenrola o tumultuado triângulo amoroso formado pela atriz Garance (Arletty), o ator Fréderick Lemaitre (Pierre Brasseur) e o mímico Baptiste (Jean-Louis Barrault). Em 1997, O Boulevard do Crime foi eleito o maior filme francês do século XX, em votação que reuniu críticos, cineastas, atores e intelectuais franceses. Nada mais justo, como você pode conferir neste DVD para colecionador, que traz a segunda parte desse clássico em deslumbrante versão restaurada. Marcel Carné (1909-1996) foi um dos expoentes do realismo poético, principal corrente estética do cinema francês nas décadas de 30 e 40. Nesse período, em colaboração com o poeta Jacques Prévert, realizou grandes obras-primas, como Cais das Sombras, Trágico Amanhecer e O Boulevard do Crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário